Pesquisadores da Universidade de Murdoch, do Aquário de New England e do Laboratório Mote Marine, na Austrália, encontraram pelo menos um caso de tubarões de diferentes espécies caçando em momentos diferentes aparentemente para evitar uns aos outros. No artigo publicado em Proceedings of the Royal Society B, a equipe descreve a marcação e monitoramento de várias espécies de tubarões no golfo do México.
Pesquisas anteriores mostraram que, muitas vezes, diferentes espécies que compartilham um ecossistema desenvolvem um meio de distribuir recursos - predadores perseguem diferentes tipos de presas, por exemplo. Mas nesse novo estudo, os pesquisadores descobriram que alguns tubarões compartilham recursos indo à caça em momentos distintos.
Isso foi uma surpresa, já que os pesquisadores acreditavam que os tubarões de todas as espécies tinham a tendência de caçar principalmente ao amanhecer e ao anoitecer.
Depois de perceber esse fenômeno no golfo do México, os pesquisadores decidiram estudar os tubarões mais de perto. Eles capturaram e marcaram 172 animais de seis espécies, fixando neles uma tecnologia de acelerômetro especial que detectou quando um tubarão estava indo atrás de uma presa. Com o tempo, eles conseguiram capturar 3.766 horas de atividade dos peixes.
'Hora do almoço'
Os pesquisadores encontraram padrões indicando que cada espécie procurava alimentos em momentos diferentes. Os maiores, no caso os tubarões-tigre, eram os únicos que caçavam quando queriam. Os cientistas concluíram que por causa de seu tamanho, eles não precisam negociar o momento de sua fome com os outros. Além disso, eles são conhecidos por matar e comer tubarões menores.
Os tubarões-tigre costumavam "almoçar" no meio do dia. Isso deixava o resto do dia para as outras espécies se dividirem. Os tubarões-touro tendiam a procurar comida nas primeiras horas da manhã, enquanto os tubarões de areia se alimentavam durante a tarde e os blacktips, ou tubarão-galha-preta, caçavam à noite - ambos os tipos de tubarões-martelo (grandes e recortados) também saiam para comer à noite.
Os pesquisadores observam que o compartilhamento de recursos baseado na divisão do tempo é bastante raro na natureza, embora eles sugiram que pode ser mais comum em criaturas marinhas do que se sabe, já que poucos estudos sobre o compartilhamento de recursos no oceano foram conduzidos até hoje.