Novas fotos do estaleiro de Jiangnan, na cidade portuária de Xangai, mostram que o mais novo porta-aviões do país, denominado Type 003, está quase pronto, depois de o convés superior e da ilha de comando terem sido recentemente instalados.
Estima-se que a embarcação se torne um dos maiores porta-aviões do mundo.
The latest images of the Type 003 carrier reveal again some progress and even if some currently ongoing discussions vary on length, width and flight deck area it is in any way as @AlexLuck9 noted "... a healthily sized super carrier!"
— @Rupprecht_A (@RupprechtDeino) July 6, 2021
(Images via 谈笑看世间) pic.twitter.com/m5xNCH1z4A
As últimas imagens do porta-aviões Type 003 revelam novamente algum progresso e mesmo que haja algumas discussões sobre a variação do comprimento, largura e área do convés de voo, isso de qualquer maneira é notado "[...] é um super porta-aviões de tamanho considerável!"
As fotos mostram que, recentemente, o convés do porta-aviões foi instalado sobre o casco, bem como a ilha de comando, dando já uma impressão geral de como serão a aparência e as dimensões da embarcação.
De acordo com o portal Naval News, o Type 003 terá 320 metros de comprimento, com um convés um pouco mais estreito. Devido a algumas diferenças no design, como ter dois elevadores de aeronaves ao invés de três, o porta-aviões chinês vai ter uma área do convés de voo um pouco maior, de 19.500 metros quadrados.
So far the two clearest images of the latest progress on the Type 003 aircraft carrier.
— @Rupprecht_A (@RupprechtDeino) June 30, 2021
(Images via 潘自建/FB) pic.twitter.com/mpW6MgcSMN
Até o momento, estas são as duas imagens mais claras do progresso mais recente do porta-aviões Type 003.
Assim como o USS Gerald R. Ford, da Marinha norte-americana, o Type 003 vai lançar aeronaves usando um dos três sistemas de lançamento eletromagnético (EMALS, na sigla em inglês), sendo assim capaz de lançar aeronaves maiores, com combustível e cargas mais pesadas do que em outros porta-aviões chineses, que usam um método mais confiável, porém menos flexível de lançar aviões.
Este será o primeiro porta-aviões chinês a usar o sistema CATOBAR e catapultas eletromagnéticas para lançamento de aeronaves. Além disso, a embarcação tem um deslocamento de mais de 85.000 toneladas.