A Frota do Mar Negro está monitorando o navio da Marinha dos EUA USNS Yuma, que entrou no mar Negro nesta quinta-feira (8), informou o Centro Nacional de Gerenciamento da Defesa da Rússia.
US Navy #USNSYuma (T-EPF-8) Spearhead-class Expeditionary Fast Transport (103 m) operated by Military Sealift Command transited Bosphorus towards #BlackSea @USNavyEurope @USNavy @Austal_USA @NATO pic.twitter.com/xugurOkVuj
— Hakan Çelik (@hakanchelik) July 8, 2021
Navio de transporte rápido expedicionário da classe Spearhead USNS Yuma, da Marinha dos EUA, operado pelo Comando de Transporte Marítimo Militar transitou em direção ao estreito de Bósforo
O USNS Yuma é um navio de alta velocidade da classe Spearhead. As embarcações deste tipo são destinadas ao transporte rápido de tropas e equipamento militar, inclusive tanques M1 Abrams. O convés do navio permite o pouso de helicópteros CH-53E Super Stallion. O armamento do navio inclui quatro metralhadoras M2 de grande calibre.
Exercícios Sea Breeze
Os países ocidentais estão atualmente conduzindo os exercícios militares da 21ª edição do Sea Breeze, um exercício militar multinacional da OTAN e países parceiros que ocorrem no sul da Ucrânia, na costa do mar Negro, e incluem 5.000 militares, 40 aeronaves e 32 embarcações de 32 países.
Na quarta-feira (7), a Frota do Mar Negro iniciou o rastreamento das ações de um navio da Marinha espanhola que entrou nas águas do mar Negro para participar dos exercícios da OTAN.
Anteriormente, a chancelaria russa qualificou as manobras do Sea Breeze como "ações provocativas", de acordo com a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.