Neste domingo (11), o empresário Richard Branson entrou para a história ao viajar para o espaço na VSS Unity, avião-foguete construído pela Virgin Galactic, de propriedade do próprio Branson. Esse foi o primeiro voo tripulado de uma empresa de turismo espacial.
A Virgin Galactic não usou um foguete clássico para lançar sua nave, mas um avião que decolou de uma pista e depois soltou, na altitude, a nave espacial que estava acoplada. Ao chegar no espaço, a nave ligou seus motores e depois desceu planando. Todo o percurso durou menos de 20 minutos.
Durante uma transmissão ao vivo enquanto retornava ao espaçoporto no estado norte-americano do Novo México, nos EUA, Branson disse que foi a "experiência de uma vida".
"Parabéns a toda a nossa equipe maravilhosa da Virgin Galactic por 17 anos de trabalho árduo para nos levar até aqui, foi uma experiência para toda vida", disse Branson.
O foguete atingiu uma altitude máxima de cerca de 85 quilômetros, além da fronteira do espaço de acordo com os Estados Unidos, permitindo que os passageiros experimentassem a ausência de peso e admirassem a curvatura da Terra.
O pouso ocorreu cerca de uma hora após a decolagem.
Além da presença do empresário, a nave contou com mais cinco outros passageiros. A cabine da nave possui 12 grandes janelas e 16 câmeras. A VSS Unity já conduziu mais de 20 voos de teste, três dos quais alcançaram a borda do espaço.