De acordo com o jornal chinês Global Times, o Comando do Teatro Norte do ELP realizou uma série de exercícios em uma área não revelada no mar de Bohai.
Durante os exercícios, diversos caças-bombardeiros JH-7 realizaram manobras a baixas altitudes para não serem detectados pelos radares, penetrando nas defesas aéreas inimigas e lançando minas marítimas nas áreas designadas.
"Simulamos um cambo de batalha realista focado no treinamento furtivo, penetração nas defesas a baixa altitude e utilização de múltiplos tipos de munições", afirmou Wang Wei, líder do grupo de aviação.
A colocação de minas navais por bombardeiros é uma forma muito eficaz de bloquear uma grande área marítima.
Defesa chinesa: teste estático do caça FC-31 pode ajudar desenvolvedores na coleta de dados para auxiliar em desenvolvimentos futuros https://t.co/x2S4IcgOM8
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) July 8, 2021
Este tipo de operações é importante em um possível cenário de intervenção estrangeira em Taiwan, pois bloquearia temporariamente os navios inimigos, dando oportunidade e tempo para que as tropas de assalto chinesas chegassem à ilha, segundo um especialista citado pelo Global Times.
Além disso, os exercícios testaram a resistência dos pilotos das aeronaves, bem como o apoio logístico da base. Também foi avaliada a versatilidade das aeronaves.