A Agência Federal de Controle Nuclear (AFCN), afirmou nesta quinta-feira (15) que fechou um reator em uma das duas usinas nucleares do país depois que funcionários perceberam que houve vazamento de hidrogênio.
"O reator Doel 2 foi desligado manualmente na noite de 14 para 15 de julho depois que funcionários […] notaram um rápido aumento no consumo de hidrogênio pelo alternador, o que indicava um vazamento", lê-se no comunicado da AFCN.
Um dos dois reatores de Doel, cidade localizada no norte da Bélgica, foi desligado preventivamente para reduzir quaisquer riscos possíveis, acrescentou a agência. A causa do vazamento não é conhecida e o reator não reiniciará até que a falha seja encontrada.
A subsidiária belga da gigante francesa de energia Engie Electrabel disse que aumentou a vigilância nas usinas nucleares da região, que ficam próximas do rio Meuse, que pode transbordar em breve.
Le risque d'inondation autour de la centrale nucléaire de Tihange reste sous contrôle et il n'y a pas de danger immédiat pour la centrale nucléaire. De façon préventive, l’exploitant @ENGIEelectrabel a renforcé son niveau de vigilance. L’AFCN et BelV suivent la situation de près.
— AFCN - FANC (@FANC_AFCN) July 15, 2021
O risco de inundações ao redor da usina nuclear de Tihange [onde ficam os reatores Doel] permanece sob controle e não há perigo imediato para a usina nuclear. O operador Engie Electrabel aumentou preventivamente seu nível de vigilância.
Nos últimos dias, chuvas excepcionalmente fortes inundaram a Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos. Pelo menos oito pessoas morreram na Bélgica.