Pelo menos 59 mortos e dezenas de desaparecidos na Alemanha enquanto tempestades assolam Europa

© AFP 2023 / Sebastian Schmitt / DPAFoto aérea tirada em 15 de julho de 2021 mostra trem regional parado na estação ferroviária da cidade de Kordel, inundada pelas águas do rio Kyll, na Alemanha
Foto aérea tirada em 15 de julho de 2021 mostra trem regional parado na estação ferroviária da cidade de Kordel, inundada pelas águas do rio Kyll, na Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2021
Nos siga no
Chuvas excepcionalmente fortes inundaram a Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos. A chanceler alemã Angela Merkel afirmou que ficou "chocada" com o "desastre" humanitário.

As fortes chuvas e inundações que atingem a Europa mataram pelo menos 59 pessoas na Alemanha e oito na Bélgica, e há dezenas de pessoas que estão desaparecidas, pois a enchente causou o desabamento de várias casas nesta quinta-feira (15), reporta a agência AFP.

"Tivemos dois ou três dias de chuva constante. Ou talvez quatro, perdi a noção. Eu vi a pizzaria ficar inundada, meia hora depois a padaria estava inundada […]. Estávamos impotentes contra isso. Veio tão rápido, eu nunca vi nada assim", disse Klaus Radermacher, morador da cidade alemã de Schuld há 60 anos.

A chanceler alemã Angela Merkel, em visita a Washington, afirmou que ficou "chocada" com o "desastre" humanitário, chamando-o de "tragédia" para a nação. Merkel prometeu que o governo alemão faria "tudo ao seu alcance para, nas circunstâncias mais difíceis, salvar vidas, prevenir o perigo e aliviar o sofrimento".

© AP Photo / Valentin BianchiCarros danificados em rua inundada em Mery, na Bélgica
Pelo menos 59 mortos e dezenas de desaparecidos na Alemanha enquanto tempestades assolam Europa - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2021
Carros danificados em rua inundada em Mery, na Bélgica

Rio transbordou na Bélgica

Na Bélgica, cerca de 10 casas desabaram na cidade de Pepinster, depois que o rio Vesdre inundou o município. Os moradores foram evacuados de mais de 1.000 casas.

A chuva também causou transtornos graves no transporte público. Os serviços de trem de alta velocidade Thalys, que levam à Alemanha, foram cancelados. As autoridades também fecharam várias estradas, incluindo a movimentada rodovia A2, enquanto os temores continuavam de que a água das fortes chuvas na Alemanha e na Bélgica aumentaria o nível do rio ao chegar aos Países Baixos.

© AFP 2023 / Bruno FahyHomem ajuda mulher a atravessar rua inundada na cidade de Spa, na Bélgica
Pelo menos 59 mortos e dezenas de desaparecidos na Alemanha enquanto tempestades assolam Europa - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2021
Homem ajuda mulher a atravessar rua inundada na cidade de Spa, na Bélgica

O governo de Luxemburgo criou um gabinete de crise para responder às emergências desencadeadas pelas fortes chuvas. O primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, relatou que "várias casas" foram inundadas.

A presidente da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu ajudar, e o Papa Francisco enviou condolências, com seu escritório dizendo que o pontífice estava orando pelos feridos e desaparecidos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала