China em Marte: rover Zhurong captura novas FOTOS e mostra seu paraquedas após pouso

© REUTERS / CNSARover chinês Zhurong e o módulo de pouso Tianwen 1 na superfície de Marte
Rover chinês Zhurong e o módulo de pouso Tianwen 1 na superfície de Marte - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2021
Nos siga no
O Rover chinês Zhurong cobriu até agora cerca de 450 metros de território marciano, explorando a estrutura geológica e ambiental do planeta e sua atmosfera.

A Administração Espacial Nacional Chinesa (CNSA, na sigla em inglês) divulgou uma nova série de fotos de Marte tiradas por seu rover Zhurong na quinta-feira (15).

De acordo com a CNSA, o rover estava a 350 metros do local de pouso quando tirou as fotos. Nas imagens é possível ver o paraquedas do aparelho e sua concha protetora parcialmente queimada, mas ainda intacta, no chão.

Novas Fotos de Marte. Ao coletar dados ambientais e geológicos, o rover Zhurong de Marte alcançou o paraquedas e o escudo traseiro 350 metros ao sul do local de pouso. Além disso, uma nova foto durante o pouso mostra o carater chinês "Fogo" (sendo Marte em chinês "Planeta de Fogo") no paraquedas.

O Zhurong, que tem este nome em homenagem ao deus do fogo na mitologia chinesa antiga, foi lançado em julho de 2020 e pousou em solo marciano no dia 15 de maio deste ano, tornando a China o segundo país depois dos Estados Unidos a pousar e operar um rover no Planeta Vermelho.

Desde a chegada da missão na parte sul de Utopia Planitia, uma vasta planície localizada no hemisfério norte do planeta, Zhurong cobriu cerca de 450 metros de terra explorando a estrutura geológica e ambiental de Marte e sua atmosfera.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала