Dezenas de caças F-35 da Força Aérea norte-americana estão atualmente fora de serviço devido a problemas de manutenção, segundo altos funcionários do Congresso.
Darlene Costello detalhou que 41 aeronaves F-35A estão sem motor, o que corresponde a quase 15% da frota norte-americana destes jatos, informou a revista Air Force Magazine.
Os dados foram confirmados pelo executivo do programa F-35, o tenente-coronel Eric Fick, que detalhou que alguns destes caças estão esperando diversas peças de reposição ou precisam de motores F135 melhorados, um equipamento que eleva o empuxo e o rendimento da aeronave.
O caça F-35 Lightning II, da empresa norte-americana Lockheed Martin, apresenta 871 deficiências capazes de prejudicar sua operação e manutençãohttps://t.co/HKeRlgIAnv
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 14, 2021
Sobre o assunto, Costello informou que atualmente 56 motores F135 estão sendo reparados na Base Tinker da Força Aérea, em Oklahoma.
Fick também explicou que alguns problemas estão relacionados com o revestimento da superfície das pás das turbinas, que sofrem superaquecimento, causando fissuras e fazendo com que os motores tenham que passar por manutenção antes do tempo previsto.
"É provável que precisemos de uma maior potência e uma maior capacidade de gestão térmica de nosso sistema de propulsão, acredito que haja a necessidade de buscar opções a partir desta perspectiva", afirmou o tenente-coronel.
O escritório do programa F-35 está trabalhando para reduzir o tempo de manutenção na base Tinker e realizar operações de manutenção em outras instalações.
Fick reconhece que "os custos de um motor em manutenção são desafiantes", porém ao mesmo tempo ressalta que nenhuma entrega de F-35 atrasou devido ao componente.
Um porta-voz da empresa de motores militares Pratt & Whitney, citado pelo portal Military, afirmou que teve um progresso significativo nos últimos meses para reduzir o tempo de reparação de seus motores e que a empresa está a caminho de produzir o dobro de unidades propulsoras que fabricou em 2020.