O Global Times reportou neste domingo (18) um exercício conjunto de desembarque anfíbio realizado na sexta-feira (16) pelo Exército de Libertação Popular (ELP) e pela Marinha da China, um dia depois que um segundo avião militar dos EUA pousou em Taiwan em menos de dois meses.
Dezenas de veículos blindados anfíbios da série Type 05 saíram da costa para o mar e embarcaram em navios de desembarque de tanques Type 072A, que os transportaram em uma manobra de travessia marítima de longa distância.
As tropas treinaram durante o dia e à noite, segundo a mídia.
"Como tropas de nível primário baseadas na costa sudeste, devemos treinar duro em cenários como os de batalhas reais, estar prontos para o combate o tempo todo e assegurar resolutamente a soberania nacional e a integridade territorial", disse o tenente-coronel Zhu Chaojun citado pela mídia.
Os exercícios, em águas próximas à província de Fujian, perto de Taiwan, devem ser interpretados como avisos e um impedimento para os EUA, bem como para os "secessionistas de Taiwan", de acordo com o Global Times.
Os exercícios seguiram um aviso do Ministério da Defesa chinês na quinta-feira (17), o qual dizia que aviões estrangeiros que entram no espaço aéreo do país sem sua aprovação levariam a "sérias consequências". Um avião do governo dos EUA pousou no aeroporto de Taipé na quinta-feira (17) de manhã por cerca de meia hora.