O primeiro potencial "alvo" da nova aeronave russa, que a corporação estatal Rostec vai apresentar no Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021, é um navio de guerra estrangeiro, semelhante ao destróier britânico Defender (Type 45).
A Rostec publicou uma imagem em seu perfil do Twitter mostrando parte da fuselagem do caça, que estaria realizando um voo sobre o mar. Sob a fuselagem está instalado um novo tipo de estação de localização óptica e em seu painel espelhado se reflete um navio militar que recorda um destróier da Marinha britânica Type 45. "Vamos nos ver [See you]", diz a legenda da imagem.
Aircraft black covers are very tempting, but we'd like you to focus on the details 😉#uac #rostec #maks2021 #checkmate pic.twitter.com/32rjELw4KN
— Rostec Сorporation (@Rostec_Russia) July 17, 2021
As coberturas pretas da aeronave são muito sedutoras, mas nós gostaríamos que vocês se focassem nos detalhes.
Uma fonte da indústria de defesa confirmou à Sputnik que a imagem provavelmente revela o "sistema de mira eletro-óptico instalado no avião".
De acordo com a fonte, este equipamento é usado "para guiar as armas das aeronaves" e atingir alvos terrestres e marítimos.
Anteriormente, a Rostec informou que estava desenvolvendo o primeiro caça leve monomotor multifuncional de quinta geração da Rússia.
A aeronave conta com assinatura de radar reduzida e supermanobrabilidade e deverá ter um peso de decolagem inferior a 18 toneladas, enquanto sua velocidade máxima poderá ultrapassar Mach 2.