O peixe, que recebeu o nome de Choichix alvaradoi, se distingue por seus numerosos espinhos nas nadadeiras dorsal e caudal, no entanto não tem espinhos na nadadeira pélvica.
"Em Chiapas foi encontrado o fóssil de um peixe cuja característica principal é a presença de numerosos espinhos nas nadadeiras dorsal e caudal. Trata-se de uma espécie que não tinha sido identificada anteriormente e que viveu há cerca de 95 milhões de anos. Ou seja, na época da existência dos dinossauros", indicou comunicado da universidade.
Kleyton Magno Cantalice, especialista em paleoictiologia da UNAM, explicou que Choichix alvaradoi é um gênero e uma espécie "novos para o mundo".
O especialista disse que ele pertence a um grande grupo de peixes chamados acantomorfos (acanto – espinho, morphos – forma), do qual fazem parte quase todos aqueles que têm um espinho em suas nadadeiras como o sargo e o robalo, entre outros.
"Poderíamos dizer que esta espécie viveu a par dos dinossauros, embora isso não signifique que haja esse tipo de fósseis na pedreira, mas sim a idade é a mesma em que estes viveram", indicou especialista.
Os restos fósseis permitem conhecer o tipo de vida no passado remoto e inclusive o tipo de ecossistemas que existiram há milhões de anos.