O presidente iraniano, Hassan Rouhani, anunciou nesta quinta-feira (22) a abertura de um novo terminal para a exportação de petróleo que evita o estreito de Ormuz, segundo a agência de notícias AFP.
A instalação está localizada na cidade costeira de Jask, na província iraniana de Hormozga, no estrito de Omã.
O oleoduto que chega ao terminal começa em Goreh (província de Bushehr) e se estende até Jask. Estima-se que o terminal terá capacidade para carregar aproximadamente 100 mil toneladas de petróleo bruto.
Em um primeiro momento, está previsto embarcar 350 mil barris diários, segundo dados da S&P Global.
"O oleoduto levará o petróleo desde Goreh, em Bushehr, até Jask, convertendo-o no segundo terminal de exportação de petróleo bruto mais importante do país", declarou Masoud Karbasian, chefe da Companhia Nacional de Petróleo iraniana à agência ISNA.
O terminal de Jask busca ser uma alternativa ao de Kharg, localizado no estreito de Ormuz. Desta forma, o país persa busca diversificar sua exportação petrolífera.
O estreito de Ormuz é uma das vias marítimas mais importantes do mundo do ponto de vista estratégico, ao conectar o golfo Pérsico com o oceano Índico.
Esta rota marítima, onde passa a cada dia mais de 30% da produção mundial de petróleo, é cenário de constantes incidentes entre os EUA e o Irã.
Ao oeste do estreito estão os países árabes, considerados como principais parceiros de Washington na região.