O estudante Kai Ly se tornou o primeiro astrônomo amador a descobrir uma lua planetária até agora desconhecida da ciência.
A descoberta foi publicada no Minor Planet Mailing List, que faz parte do centro de astrofísica de Harvard- Smithsonian, nos EUA.
Ly analisou as imagens do Telescópio Canadá-França-Havaí (CFHT, na sigla em inglês) captadas em fevereiro de 2003 por pesquisadores da Universidade do Havaí, e encontrou um novo membro do grupo Carme, formado por outras 22 pequenas luas que orbitam em torno de Júpiter.
Kai Lay, un astrónomo aficionado, ha descubierto EJc0061 , una "nueva" luna alrededor de Júpiter, la número 80 https://t.co/6Grv3BqnHn #science #space #astronomy #astrophysics #Jupiter #moon @nrco0e pic.twitter.com/ta1QAwA1JJ
— JM (@jm22381) July 22, 2021
Kai Lay, um astrônomo amador, descobriu a EJc0061, uma "nova" lua em torno de Júpiter, a número 80.
A nova lua tem o nome provisório de EJc0061 e o mais provável é que seja um fragmento que se separou da lua Carme, que orbita o planeta junto a outros 78 satélites naturais. Com esta descoberta, o número total de luas detectadas em Júpiter é agora de 80.
Ly assegura que localizou a lua durante suas férias de verão como um "hobby antes de retomar as aulas".
Apesar de se sentir orgulhoso da descoberta, o estudante admite que a lua "é apenas um membro típico do grupo Carme". Este grupo se diferencia das outras luas de Júpiter, como Ganímedes e Europa, por orbitar o planeta durante períodos de cerca de dois anos.