A Força Aérea Real da Dinamarca compartilhou fotografias do novo destróier iraniano Sahand e do navio de apoio Makran navegando perto da ilha dinamarquesa de Bornholm.
"Julgamos que eles estão a caminho do desfile naval anual em São Petersburgo", comunicou o ministério dinamarquês no Twitter.
.@forsvaretdk følger rutinemæssigt to iranske krigsskibe i dansk farvand. Det drejer sig om det ombyggede tankskib MAKRAN ved Femern Bælt og fregatten SAHAND ved Bornholm. Det forventes, at de er på vej til den årlige flådeparade i Sankt Petersborg. #dkforsvar Foto: Flyvevåbnet pic.twitter.com/wlvdpaeS2f
— Forsvaret (@forsvaretdk) July 22, 2021
O destróier iraniano Sahand deverá participar do desfile neste domingo (25), informa a agência IRNA.
Segundo informações, em maio, os navios saíram do porto iraniano de Bandar Abbas. No convés do navio de apoio Makran foram alegadamente identificadas sete lanchas rápidas de ataque, que são associadas ao Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
Neste domingo (25), a Marinha da Rússia comemora os 325 anos de sua fundação com um desfile naval no rio Neva, na cidade de São Petersburgo. Além dos navios russos, embarcações de guerra do Irã, Índia e Paquistão também devem participar do desfile, segundo o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu.
No início desta semana, a embaixada iraniana na Rússia anunciou que o almirante Hossein Khanzadi, comandante da Marinha do Irã, participará do desfile naval russo em São Petersburgo depois de receber convite do ministro da Defesa russo.