Dois soldados turcos são mortos em ataque no norte da Síria, afirma ministério da Defesa

© AP Photo / Ghaith AlsayedComboio militar da Turquia atravessa a vila de Urum al-Jawz, na província de Idlib, Síria, 20 de outubro de 2020
Comboio militar da Turquia atravessa a vila de Urum al-Jawz, na província de Idlib, Síria, 20 de outubro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2021
Nos siga no
Dois soldados turcos foram mortos e outros dois ficaram feridos na sequência de um ataque a um veículo blindado das forças turcas no norte da Síria, informou neste sábado (24) o Ministério da Defesa da Turquia.

"Dois soldados nossos foram mortos e outros dois ficaram feridos em um ataque terrorista a um veículo blindado nosso na área da operação Escudo do Eufrates", lê-se no comunicado da entidade militar turca. Acrescenta-se ainda que as forças turcas abriram imediatamente fogo de retaliação.

Ancara não especificou quem exatamente estaria envolvido no ataque, no entanto, supõe-se que poderiam ter sido forças curdas que combatem na região e as quais a Turquia considera terroristas afiliadas ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
© REUTERS / Rodi Said Um combatente das Forças Democráticas da Síria (FDS) perto do rio Eufrates, ao norte de Raqqa (foto de arquivo)
Dois soldados turcos são mortos em ataque no norte da Síria, afirma ministério da Defesa - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2021
Um combatente das Forças Democráticas da Síria (FDS) perto do rio Eufrates, ao norte de Raqqa (foto de arquivo)

Em agosto de 2016, a Turquia lançou no norte da Síria a operação Escudo do Eufrates, oficialmente para erradicar dos territórios o Daesh (organização terrorista, proibida na Rússia e em vários outros países) e os combatentes das Forças Democráticas da Síria (FDS), que são consideradas por Ancara um ramo sírio do PKK.

Damasco tem condenado as operações turcas no território do país, rotulando-as de violação da soberania da Síria.

Fundado na década de 1970, o PKK tem lutado de armas nas mãos contra o governo de Ancara por décadas, exigindo a criação de uma autonomia curda no sudeste da Turquia. Um acordo de cessar-fogo foi alcançado em 2013, mas fracassou dois anos depois.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала