"A empresa está trabalhando no [desenvolvimento do] futuro caça embarcado de 5ª geração que será concebido com aplicação de tecnologias furtivas. Agora está em andamento a fase de modelagem por computador, planeja-se que os primeiros protótipos sejam lançados nos próximos anos", disse o interlocutor.
A fonte acrescentou que os desenvolvedores estão estudando a possibilidade de criar uma versão do caça com decolagem e pouso verticais. Estima-se que a nova aeronave seja fabricada nas dimensões do MiG-35.
© Foto / Ministério da Defesa da RússiaTreinamento de combate aéreo multimodo por tripulações de novos caças Su-35S do Distrito Militar Ocidental
Treinamento de combate aéreo multimodo por tripulações de novos caças Su-35S do Distrito Militar Ocidental
© Foto / Ministério da Defesa da Rússia
A aeronave será desenvolvida no âmbito de um complexo: um avião embarcado junto com um veículo aéreo não tripulado de peso superior a dez toneladas, que será elaborado de acordo com o esquema aerodinâmico "asa voadora".
"O drone deverá ser utilizado em conjunto com o caça no âmbito do conceito de 'ala fiel'. Suas funções são ou o reabastecimento aéreo ou a realização de ataques conjuntos", explicou fonte.
O MiG-35S é uma aeronave desenvolvida com tecnologias de quinta geração e projetada para eliminar alvos aéreos, terrestres e marítimos de superfície, de dia e de noite e em quaisquer condições meteorológicas.