O controle pela visão é uma das possíveis direções de desenvolvimento dos sistemas de avião. Os protótipos já foram criados, segundo Dorofeev.
"É uma coisa complicada. A pupila humana se move constantemente, analisando o ambiente. Isso é feito inconscientemente, nem nos damos conta. No entanto, já existem protótipos de um sistema desse tipo. Após um pequeno treinamento, é possível olhar para os botões e selecionar os indicadores que são exibidos nas telas multifuncionais no cockpit do avião", explicou o funcionário da Sukhoi.
O especialista destacou que o sistema funciona bem apenas em terra, enquanto tudo será mais difícil em voo. Outro possível desenvolvimento da interface do Su-57 é controle por voz. Atualmente, os especialistas tentam ensinar este sistema de controle a entender não apenas as frases memorizadas, mas também o contexto para agir em situações de emergência.
Além disso, Dorofeev revelou outras duas possíveis variantes da interface: telas sensíveis ao toque e realidade aumentada. O sistema de realidade aumentada pode ser usado em condições de má visibilidade, por exemplo.
O avião Su-57 é um caça multifuncional russo de quinta geração desenvolvido pelo Escritório de Projetos Sukhoi. O Su-57 é destinado a destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e navais de superfície. O Su-57 possui alta manobrabilidade, a mais moderna aviônica e baixíssima visibilidade, a tecnologia stealth.
Até o fim de 2024, 22 caças Su-57 entrarão em serviço da Força Aeroespacial da Rússia. Até 2028, o Exército russo receberá outros 76 aviões. A primeira aeronave de série foi entregue à Força Aeroespacial russa em 2020.