Um caça Sukhoi Su-35S das Forças Armadas da Rússia caiu no mar de Okhotsk, na região de Khabarovsk, no Extremo Oriente russo, após sofrer uma falha no motor. O piloto se ejetou com segurança e já foi atendido pela equipe de resgate.
"O piloto foi ejetado e foi prontamente encontrado e salvo pela equipe de resgate, que o trouxe de volta ao campo de aviação. Não há ameaça à saúde do piloto", afirmou em comunicado o Distrito Militar Oriental da Rússia, que acrescentou que o incidente ocorreu neste sábado (31) durante um voo de treinamento de rotina na região russa de Khabarovsk.
De acordo com dados preliminares, o avião estava fora de controle e continuou seu voo após o piloto se ejetar, caindo em algum lugar do mar de Okhotsk. O Distrito Militar Oriental da Rússia iniciou uma investigação sobre o incidente.
A aeronave Su-35S é um dos caças mais modernos usados pela Força Aérea da Rússia. Os caças Su-35 russos podem realizar operações a 3.400 quilômetros de sua base e podem carregar até 12 bombas ou mísseis.
O caça é um parente bastante atualizado do icônico Su-27, que por décadas permaneceu como a espinha dorsal da aviação de caça russa, bem como em vários outros países.