As autoridades da Califórnia fecharam as áreas perto do lago Tahoe, na fronteira com o estado de Nevada, após a detecção de esquilos infectados com peste, de acordo com a mídia local The Tahoe Daily Tribune.
A porta-voz do condado de El Dorado, Carla Hass, afirmou que os testes positivos foram encontrados em animais que não tiveram contato com os humanos.
O Departamento da Saúde Pública do estado indicou que a bactéria que causa peste, Yersinia pestis, está presente de forma natural em algumas partes da Califórnia, incluindo o condado de El Dorado, onde está o lago Tahoe. As autoridades aconselham a ter cuidado com os animais que podem carregar a doença.
"Não alimentem roedores em áreas de piquenique ou acampamentos e nunca manipulem roedores doentes ou mortos", advertiu o chefe do Departamento da Saúde Pública de El Dorado, Bob Hartmann.
A peste é causada pela bactéria Yersinia pestis e pode transmitir-se aos humanos pela picada de pulgas portadoras do patógeno ou por contato direto com animais infectados.
Frequentemente, a doença é detectada nos chamados cães-da-pradaria, esquilos e outros roedores. Por isso, as autoridades aconselham ficar longe desses animais e tomar medidas preventivas. Os EUA registram uma média de sete casos de peste por ano, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.