A Base da Força Espacial de Vanderberg, na Califórnia, EUA, foi na quarta-feira (11) palco de um lançamento de míssil balístico intercontinental Minuteman III, anunciou a Força Espacial do país norte-americano.
Airmen from the 576th Test Squadron worked with our mission partners at @SLDelta30 to conduct an operational #MinutemanIII test launch. These tests provide readiness data and assure our nation’s allies that our nuclear deterrent is safe, secure and effective. #SafeSecureReady pic.twitter.com/Bjsnq8qiPl
— Department of Defense 🇺🇸 (@DeptofDefense) August 11, 2021
Pilotos do 576º Esquadrão de Testes trabalharam com nossos parceiros de missão na [equipe] Space Launch Delta 30 para conduzir um lançamento operacional de teste do Minuteman III. Estes testes fornecem dados de prontidão e asseguram aos aliados de nossa nação que nosso sistema de dissuasão nuclear é seguro, confiável e eficaz.
O teste foi conduzido às 00h53, horário local (02h53, horário de Brasília), com o objetivo de "validar e verificar a segurança, proteção, eficácia e prontidão do sistema de armas" da energia nuclear norte-americana.
"Este lançamento envolveu um veículo de reentrada do Hi Fidelity Joint Test Assembly, que detonou explosivos convencionais (ou seja, não nucleares) antes de atingir a superfície da água, aproximadamente 4.200 milhas [6.760 km] abaixo do alcance de Kwajalein Atoll nas Ilhas Marshall", disse a Força Aérea dos EUA em um comunicado à imprensa.
"Estes lançamentos de testes verificam a precisão e confiabilidade do sistema intercontinental de mísseis balísticos, fornecendo dados valiosos para garantir uma dissuasão nuclear, segura e eficaz", disse o coronel Robert Long, que comandou o lançamento.
Em maio houve um lançamento de míssil balístico intercontinental semelhante, que não correu como planejado. Em junho, ficou conhecido que Washington está desenvolvendo um novo míssil balístico estratégico GBSD, a ser testado até o final de 2023. Como parte do programa de modernização da tríade nuclear, os militares norte-americanos também estão projetando o bombardeiro estratégico de sexta geração, o B-21 Raider, bem como o submarino estratégico do projeto SSBN (X).