Modernização nuclear da China é 'impressionante', diz Comando Estratégico dos EUA

© AP Photo / Rolex Dela PenaMísseis balísticos DF-26 da China
Mísseis balísticos DF-26 da China - Sputnik Brasil, 1920, 13.08.2021
Nos siga no
Na quinta-feira (12), o almirante norte-americano Charles A. Richard, chefe do Comando Estratégico dos EUA (STRATCOM, na sigla em inglês) destacou a modernização nuclear chinesa.

Para o almirante, a modernização das forças convencionais e nucleares da China é impressionante", alertando que Pequim vai se tornar, em breve, uma nação "capaz de coerção".

"Só posso descrever o crescimento explosivo da China e a modernização de suas forças convencionais e nucleares como impressionante. E a palavra impressionante, pode não ser suficiente [...] O que importa é que eles estão construindo a capacidade de executar qualquer estratégia plausível de emprego nuclear, o último tijolo na parede de um Exército capaz de coerção", afirmou Richard durante o 24º Simpósio Anual de Defesa Espacial e de Mísseis.

Richard estima que a China vá se tornar em breve, se já não se tornou, uma ameaça à paz na maioria das esferas: espacial, cibernética, nuclear e antimíssil, e está representando uma ameaça ainda maior quando acompanhada da Rússia.

Em maio, o comandante do STRATCOM apelou para estabelecer um diálogo com a Rússia e a China sobre a questão das armas nucleares, bem como para maior transparência e confiança mútua a fim de mitigar os riscos que estão crescendo rapidamente.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала