O míssil de cruzeiro subsônico foi lançado na manhã de quarta-feira (11), tendo percorrido 100 quilômetros, com o voo durando 15 minutos, segundo o jornal Hindustan Times.
O disparo foi um sucesso parcial. Fontes do DRDO, citadas pelo jornal, afirmaram que o motor, de fabricação doméstica, foi testado com sucesso, mas a plataforma de entrega sofreu uma queda por razões inexplicáveis.
Today, India successfully tested the DRDO-developed Nirbhay Cruise Missile off the coast of Odisha's Balasore district. Nirbhay is a subsonic cruise missile, flying at a speed of 0.7 Mach. It flew for around 150km with an indigenous cruise engine.#India #DRDO #Nirbhay pic.twitter.com/INjjbH0AjU
— Spade EMS (@EmsSpade) August 11, 2021
Hoje, a Índia testou com sucesso o míssil de cruzeiro Nirbhay desenvolvido pela DRDO a partir da costa do distrito de Balasore, Odisha. O Nirbhay é um míssil de cruzeiro subsônico, que pode voar a uma velocidade de Mach 0.7. Ele voou por aproximadamente 150 quilômetros com um motor de cruzeiro fabricado no país.
Este foi o primeiro teste com o motor fabricado no país depois de o ensaio anterior ter sido abortado após oito minutos de voo.
O Nirbhay é um míssil subsônico, que pode voar a uma velocidade de até Mach 0.7, capaz de evitar a detecção por radares inimigos. Além disso, é um míssil de dois estágios, usando combustível sólido e líquido.
O projétil permite transportar uma ogiva convencional de 300 quilos e atingir alvos a até 1.500 quilômetros, podendo ser disparado do mar, da terra ou a partir de lançadores móveis.