No dia 13 de agosto, no estaleiro naval sul-coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) foi entregue o primeiro submarino de 3.000 toneladas, capaz de disparar mísseis balísticos.
A embarcação, denominada Dosan An Chang-ho e construída com tecnologias domésticas, é a primeira das três desta classe que devem ser entregues até 2023, em um projeto de US$ 2,7 bilhões (R$ 14,1 bilhões) lançado em 2007.
"Após a implantação, o submarino vai desempenhar um papel ativo nos sistemas de armas estratégicas do país contra ameaças", declarou a Marinha sul-coreana, citada pelo portal The Maritime Executive.
Com a implantação, a Coreia do Sul se tornou o oitavo país a produzir submarinos de mísseis balísticos de 3.000 toneladas ou mais.

A nova classe de submarinos do país é capaz de disparar mísseis SLBM a partir de seis tubos de lançamento vertical. Além disso, a embarcação pode alcançar uma velocidade máxima em imersão de 37 quilômetros por hora, com um alcance de 19.000 quilômetros, podendo transportar 50 tripulantes e operar por 20 dias em modo submerso.