Os EUA gastaram bilhões de dólares fornecendo armas e equipamento bélico aos militares afegãos para lutar contra Talibã.
Ao se retirarem do Afeganistão, as tropas norte-americanas deixaram todo o armamento em suas bases militares. Após a chegada do Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) ao poder no país, os islamistas tomaram todo o equipamento do Exército afegão: armas, munições, helicópteros etc.
Na base aérea de Kunduz obtiveram dezenas de veículos blindados, um tanque T-55 e um pequeno drone Scan Eagle. Na base de Bagram ficaram com centenas de unidades de equipamento especial e peças. Em Mazar-i-Sharif e Kandahar tomaram helicópteros e bombardeiros leves.
Militante do Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) armado com fuzil M16 norte-americano ao lado do Ministério dos Assuntos Internos em Cabul, Afeganistão, 16 de agosto de 2021.
Membro das forças de segurança afegãs monta guarda após a saída das tropas dos EUA da base aérea de Bagram, na província de Parwan, Afeganistão, 5 de julho de 2021.
Militantes do Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) e residentes locais sentados em um veículo militar do Exército Nacional Afegão, na província de Laghman, 15 de agosto de 2021.
Helicóptero militar UH-60 Black Hawk carregando conselheiros dos EUA e recrutas afegãos decola no Aeródromo de Kandahar, Afeganistão, 19 de março de 2018.
Soldado afegão passa por veículos MRAP (protegidos contra emboscadas e resistentes a minas) que os EUA deixaram na base aérea de Bagram, Afeganistão, 5 de julho de 2021.
Feed de notícias
0
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.