De acordo com a AP, o líder xiita confirmou a explosão, contudo não forneceu mais detalhes.
Vídeos do momento da explosão, publicados nas redes sociais, mostram ambulâncias e policiais se deslocando ao local, onde diversas vítimas aguardavam o socorro.
Pakistan: B0mb hurled on Muharram procession in Bahawalnagar.
— Megh Updates 🚨™ (@MeghUpdates) August 19, 2021
Atleast 5 k!lled, more than 30 injured pic.twitter.com/Djw0iUFXS4
Paquistão: Bomba arremessada em procissão muçulmana em Bahawalnagar. Pelo menos 5 mortos e mais de 30 feridos.
O líder xiita, Khawar Shafqat, afirmou que a explosão ocorreu enquanto a procissão passava por uma área congestionada, conhecida como Muhajir Colony.
As comunicações na área eram difíceis pois as autoridades haviam suspendido os serviços de telefonia móvel no país um dia antes do festival xiita.
#BREAKING: 5 killed and 41 injured in a bomb explosion on Ashura procession of innocent Shia mourners in Bahawal Nagar of Punjab in Pakistan. Blast happened two hours ago yet there isn’t much reportage in Pakistan media. Instructions to ignore a Shia tragedy? pic.twitter.com/ScEXBngBPV
— Aditya Raj Kaul (@AdityaRajKaul) August 19, 2021
Urgente: 5 mortos e 41 feridos na explosão de uma bomba na procissão Ashura de xiitas inocentes em Bahawalnagar, Punjab, no Paquistão. A explosão ocorreu há duas horas, mas não há muitos relatos na mídia do Paquistão. Ordens para ignorar uma tragédia xiita?
De acordo com testemunhas, há um clima de tensão na cidade, os xiitas condenaram o ataque e exigem represália.
Os xiitas são uma minoria no Paquistão, predominantemente sunita, onde os extremistas sunitas vêm os xiitas como apóstatas merecedores da morte.