No sábado (21), dois dos maiores aviões do mundo do tipo C-17 Globemaster aterrissaram no Brasil, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, trazendo dos Estados Unidos soldados e um helicóptero modelo Sikorsky MH-60 Pave Hawk em cada Boeing, segundo o UOL.
Além das aeronaves, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que 50 soldados norte-americanos, da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês), vieram para realizar treinamento que simulará um "cenário de guerra".
Os exercícios ocorrerão até o dia 3 de setembro, quando 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria participarão do treinamento na capital sul-mato-grossense.
Ainda segundo a FAB, os norte-americanos desembarcaram em território brasileiro para realizar "uma oportunidade de intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário, contribuindo para possíveis participações do país em missões previstas nos acordos de paz ONU".
Dentre as atividades, estão missões de ataque, reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, entre outras.
Segundo a mídia, os dois aviões de grande porte voltaram para os Estados Unidos no final da tarde de ontem (21) e retornarão no final do mês para buscar a equipe e os helicópteros.