Ameaças potenciais do grupo Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países) contra os norte-americanos no Afeganistão estão obrigando as forças militares dos EUA a encontrar novas maneiras de transferir as pessoas para o aeroporto de Cabul, indicou um funcionário norte-americano à agência de notícias AP.
Isso representa novas complicações aos esforços caóticos para evacuar as pessoas do país após o Talibã ter assumido o controle rapidamente.
O funcionário adicionou que pequenos grupos de norte-americanos, e possivelmente outros civis, receberão instruções específicas sobre o que devem fazer, incluindo ir a pontos de encontro, onde possam ser recolhidos pelas forças militares.
Situação no Afeganistão após tomada do poder pelo Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) https://t.co/2xLPzA0xN5 pic.twitter.com/OPU0kvuM7v
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) August 16, 2021
As mudanças surgem no mesmo dia em que a embaixada norte-americana emite um novo alerta de segurança, pedindo para que seus cidadãos não se desloquem ao aeroporto de Cabul sem terem recebido instruções de maneira individual por parte de um representante do governo dos EUA.
Os funcionários norte-americanos se recusaram a fornecer detalhes sobre a ameaça do Daesh, porém a descreveram como considerável.
O tempo para retirada das tropas dos EUA antes do prazo de 31 de agosto fixado pelo presidente Joe Biden está se esgotando. Biden não deu indícios de estar pensando em prorrogar o prazo, apesar de ele ter emitido um novo compromisso para evacuar não apenas os americanos do Afeganistão, como também milhares de afegãos que colaboraram nos esforços bélicos desde o 11 de setembro de 2001, ação que dispararia drasticamente o número de pessoas evacuadas pelos EUA.
Ao se retirarem do Afeganistão, as tropas norte-americanas deixaram todo o armamento em suas bases militares, o qual agora está nas mãos do Talibãhttps://t.co/udM6f69dOY pic.twitter.com/E6Pr8ud7gI
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) August 18, 2021
A tensão aumentou enquanto helicópteros recolhiam pessoas em diversas localidades longe do aeroporto de Cabul, onde ocorreram cenas caóticas de evacuações e onde os talibãs montaram postos de controle viário.
Biden foi criticado pelas cenas de caos e violência em torno do aeroporto e pelos momentos em que muitos afegãos vulneráveis temem que os talibãs, agora no poder, busquem vingança.