"A separação [do acelerador Fregat] foi confirmada para os 34 veículos espaciais", disse um porta-voz da agência espacial russa Roscosmos à Sputnik, no início deste domingo (22).
O foguete Soyuz, que carregava os satélites OneWeb, foi lançado de Baikonur à 01h13 no horário de Moscou (19h13, no horário de Brasília), de acordo com a Roscosmos. O lançamento teria sido inicialmente planejado para o dia 20 de agosto, mas acabou sendo adiado por duas vezes.
A constelação britânica de satélites OneWeb é agora constituída por 288 satélites. A companhia OneWeb planeja ter no final cerca de 650 espaçonaves de banda larga em órbita terrestre baixa.
Em junho, uma fonte contou à Sputnik que um dos quatro lançamentos dos satélites de comunicações OneWeb britânicos do centro espacial Baikonur, planejados para 2021, foi adiado para o próximo ano. Por sua vez, outra fonte disse que o lançamento adiado deveria ser compensado por um lançamento adicional dos satélites OneWeb do porto espacial Vostochny, na Rússia, em outubro deste ano.
O próximo lançamento de satélites OneWeb da estação de Baikonur está previsto para setembro deste ano.