De acordo com o portal norte-americano, Military Watch, a Rússia planeja ampliar a modernização dos esquadrões de caças Su-30SM para o padrão SM2.
A atualização inclui a integração do radar Irbis-E e do motor AL-41 do Su-35, permitindo ainda implantar novos mísseis guiados e novas bombas de precisão Kh-59MK2 e KAB-250.
Segundo o portal, a nova versão da aeronave contará com o mais recente sistema integrado de comunicação multicanal, partilha de dados, navegação e identificação usando tecnologias de última geração desenvolvidas para o Su-57, elevando suas capacidades de guerra eletrônica.
Além disso, espera-se que a aeronave inicie a implantação da mais nova classe de mísseis de cruzeiro antinavio, Kh-32, e permita que aeronaves e drones se comuniquem entre si, mantendo contato de alta velocidade com centros de controle no solo e se integrando a redes de combate modernas.
A versão modernizada do Su-30SM contará com diversos componentes e equipamentos do Su-35, o que simplificará a manutenção da frota de ambos os tipos da caças, e consequentemente, reduzirá os custos.