Cientistas quantificam pela 1ª vez componentes de prótons e elétrons de raios cósmicos em supernovas

© Foto / Observatório Internacional Gemini / NOIRLab / NSF/AURA / J. da SilvaRepresentação artística de uma supernova em colapso gerando emissão curta de raios gama
Representação artística de uma supernova em colapso gerando emissão curta de raios gama - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2021
Nos siga no
Entender de onde esses componentes vêm e em que proporção são formados é essencial para entender a evolução de nossa galáxia.

Em um estudo publicado por cientistas da Universidade de Nagoya, no Japão, foi possível quantificar, pela primeira vez, os componentes de prótons e elétrons de raios cósmicos em um remanescente de supernova.

O estudo ajudou a resolver um antigo mistério sobre onde os prótons (principais componentes dos raios cósmicos) aceleram, e representou um passo importante para determinar precisamente de onde vêm os raios.

Segundo os cientistas, acredita-se que os raios cósmicos sejam acelerados pelas consequências das explosões de supernovas e viajem para a Terra quase na velocidade da luz. 

Análises recentes de imagens de radiação de rádio, raio X e raios gama revelaram que pelo menos 70% dos raios gama de altíssima energia emitidos pelos raios cósmicos são devidos a prótons relativísticos.

© Foto / NASA/Swift/Mary Pat Hrybyk-Keith and John JonesIlustração artística da erupção de raios gama GRB 080319B
Cientistas quantificam pela 1ª vez componentes de prótons e elétrons de raios cósmicos em supernovas - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2021
Ilustração artística da erupção de raios gama GRB 080319B

Portanto, se os raios gama são produzidos por prótons, o principal componente dos raios cósmicos, a origem dos raios cósmicos pode ser verificada nos remanescentes de supernovas.

No entanto, os raios gama também são produzidos por elétrons, por isso é necessário determinar se a origem dos prótons ou elétrons é dominante e medir a proporção de ambos.

Os resultados da pesquisa japonesa fornecem evidências convincentes de que os raios gama se originam do componente de prótons, que é o principal componente dos raios cósmicos, e esclarecem que os raios cósmicos galácticos são produzidos por remanescentes de supernovas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала