"Grupo de empresas Kalashnikov por sua iniciativa, em cooperação com as empresas de coprodução, está desenvolvendo um futuro sistema de arma de fogo leve. Seu protótipo foi testado com sucesso e apresentado ao ministro da Defesa da Rússia no âmbito do evento Exército 2021", informou a empresa.
A nova arma se destina a atingir alvos humanos, inclusive munidos de proteção balística individual, bem como meios de fogo do inimigo em distâncias de até 600 metros, ressaltou o consórcio russo.
"O novo sistema foi criado com aplicação do princípio de modularidade e seu peso será compatível com o do fuzil de assalto AK-12 que está atualmente em serviço", explicou a empresa.
Além disso, é prevista a possibilidade de integração da arma com sistemas de proteção, gestão e fornecimento de energia do equipamento de combate do militar.
A Kalashnikov não revelou outros detalhes sobre o novo sistema de armamento.
Segundo os desenvolvedores, o AK-12 é uma nova plataforma a partir da qual se planeja fabricar armas de diferentes calibres e para os mais variados propósitos – tanto militares, como civis.