Descoberto primeiro registro de terremotos nas Américas em manuscrito asteca do século XVI (FOTOS)
Descoberto primeiro registro de terremotos nas Américas em manuscrito asteca do século XVI (FOTOS)
Sputnik Brasil
Os códices astecas são famosos por narrar a história e a mitologia da civilização através de pictogramas, símbolos, sistemas de escrita e calendários, porém em... 01.09.2021, Sputnik Brasil
Pesquisadores mexicanos publicaram no dia 25 de agosto, na revista Seismological Research Letters, um estudo onde asseguram que um códice asteca de aproximadamente 500 anos constitui o primeiro registro escrito de terremotos nas Américas pré-colombianas e do início da conquista espanhola.Os autores do estudo realizaram análises minuciosas do Codex Telleriano-Remensis, um manuscrito de conteúdo ritual e histórico, pintado no século XVI em 50 folhas de papel europeu de 32x22 centímetros no México.Os códices astecas são famosos por narrar a história e a mitologia da civilização através de pictogramas, símbolos, sistemas de escrita e calendários, sendo de grande valor para os antropólogos. Contudo, nenhum deles havia feito referências a eventos sismológicos.Os terremotos estão representados nos pictogramas do Codex Telleriano-Remensis por dois símbolos: ollin, que significa movimento no idioma náuatle, e tlalli, que significa terra.O símbolo ollin é representado por quatro hélices que simbolizam as direções cardeais, enquanto o tlalli tem uma ou diversas camadas de marcas multicores, que simbolizam pedras preciosas. Ao todo, o códice faz referência a 12 terremotos ocorridos entre os anos de 1460 e 1542.Além disso, ele ressalta que estes pictogramas fornecem pouca informação sobre a localização, a envergadura e a escala de destruição dos terremotos.O pictograma representando um grande terremoto mostra homens se afogando, enquanto um prédio é queimado ao fundo. De acordo com os registros históricos, o terremoto de 1507 danificou um templo e afogou 1.800 soldados em um rio.Além disso, o terremoto coincidiu com um eclipse solar, um fenômeno também representado no códice por um círculo, do qual saem relâmpagos.
Os códices astecas são famosos por narrar a história e a mitologia da civilização através de pictogramas, símbolos, sistemas de escrita e calendários, porém em nenhum deles haviam sido detectadas referências a eventos sismológicos.
Pesquisadores mexicanos publicaram no dia 25 de agosto, na revista Seismological Research Letters, um estudo onde asseguram que um códice asteca de aproximadamente 500 anos constitui o primeiro registro escrito de terremotos nas Américas pré-colombianas e do início da conquista espanhola.
Os autores do estudo realizaram análises minuciosas do Codex Telleriano-Remensis, um manuscrito de conteúdo ritual e histórico, pintado no século XVI em 50 folhas de papel europeu de 32x22 centímetros no México.
Os códices astecas são famosos por narrar a história e a mitologia da civilização através de pictogramas, símbolos, sistemas de escrita e calendários, sendo de grande valor para os antropólogos. Contudo, nenhum deles havia feito referências a eventos sismológicos.
Os terremotos estão representados nos pictogramas do Codex Telleriano-Remensis por dois símbolos: ollin, que significa movimento no idioma náuatle, e tlalli, que significa terra.
Fragmentos da página do Codex Telleriano-Remensis.
O símbolo ollin é representado por quatro hélices que simbolizam as direções cardeais, enquanto o tlalli tem uma ou diversas camadas de marcas multicores, que simbolizam pedras preciosas. Ao todo, o códice faz referência a 12 terremotos ocorridos entre os anos de 1460 e 1542.
"Os terremotos são frequentes neste país [o México], eles tiveram um significado profundo na visão cosmológica dos habitantes originais do que hoje é o México", afirmou Gerardo Suárez, um dos autores do estudo.
Além disso, ele ressalta que estes pictogramas fornecem pouca informação sobre a localização, a envergadura e a escala de destruição dos terremotos.
O pictograma representando um grande terremoto mostra homens se afogando, enquanto um prédio é queimado ao fundo. De acordo com os registros históricos, o terremoto de 1507 danificou um templo e afogou 1.800 soldados em um rio.
Além disso, o terremoto coincidiu com um eclipse solar, um fenômeno também representado no códice por um círculo, do qual saem relâmpagos.
Feed de notícias
0
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.