Coreia do Norte testa 'com sucesso' lançamento de novo míssil de longo alcance, diz mídia
18:21 12.09.2021 (atualizado: 06:24 13.09.2021)
© Foto / Rodong SinmunTeste do míssil balístico de curto alcance KN-25 do Exército Popular da Coreia no Norte, com alcance de 380 km (foto de arquivo)

© Foto / Rodong Sinmun
Nos siga no
O teste de disparo ocorreu neste neste sábado (12) e domingo (13). Entre diversas verificações, foram conferidos o controle, a orientação e a avaliação da potência da ogiva.
A Coreia do Norte conduziu com sucesso um teste de fogo de um novo tipo de míssil de cruzeiro de longo alcance neste fim de semana, informou a Yonhap hoje (12), citando a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
"O desenvolvimento do míssil de cruzeiro de longo alcance, uma arma estratégica de grande importância [...] foi levado adiante de acordo com o processo de desenvolvimento de sistema de armas científico e confiável nos últimos dois anos", disse a agência.
De acordo com o relatório, o teste incluiu verificação de impulsos de solo do motor, "vários testes de voo", testes de controle e orientação junto a avaliação da potência da ogiva.
O relato do teste ocorreu após um desfile militar realizado na Coreia do Norte em comemoração ao 73º aniversário da fundação do país, apresentando unidades paramilitares mecanizadas, lançadores de foguetes e armas antitanque.
De acordo com a KCNA, nenhuma arma nuclear ou míssil balístico foi demonstrado no desfile.
No dia 7 de setembro, Pyongyang testou o primeiro míssil balístico lançado de submarino (SLBM, na sigla em inglês), virando o primeiro país sem armas nucleares a desenvolver tal capacidade, conforme noticiado.