Coreia do Norte alerta para acordo 'indesejável e perigoso' entre EUA e Austrália, diz mídia
06:51 20.09.2021 (atualizado: 07:39 20.09.2021)
© AFP 2023 / Sazali AhmadBandeira da Coreia do Norte é vista na embaixada do país em Kuala Lumpur, na Malásia
© AFP 2023 / Sazali Ahmad
Nos siga no
Nesta segunda-feira (20), a Coreia do Norte denunciou a decisão dos EUA de entregar tecnologia de submarinos nucleares para a Austrália como um movimento "extremamente indesejável e perigoso, que poderia desencadear uma corrida armamentista nuclear".
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, citado pela agência de notícias KCNA, a Coreia do Norte alertou que tomará "as contramedidas correspondentes caso isso tenha qualquer impacto adverso à segurança" do país.
"Essas ações são extremamente indesejáveis e perigosas, que vão abalar o balanço estratégico na região Ásia-Pacífico e desencadear uma corrida armamentista nuclear [...] Isso mostra que os EUA são o principal culpado pelo colapso do sistema internacional de não-proliferação nuclear", afirmou o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano.
Secretário de Estado dos Assuntos Europeus da França afirma que a posição assumida pelos EUA sobre a rescisão do contrato do submarino francês pela Austrália mostra que o governo Biden segue o princípio "América em 1º lugar"https://t.co/C9NIa4T2vg
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) September 19, 2021
Na quarta-feira (15), foi anunciada a criação de uma aliança trilateral entre os EUA, Reino Unido e Austrália, que resultou no cancelamento por Camberra de um contrato de submarinos convencionais que tinha assinado com a França.
Ao mesmo tempo, a cooperação trilateral prevê que os EUA ajudem a Austrália com as tecnologias necessárias para esta se equipar com submarinos de propulsão nuclear.