Moscou: aliança AUKUS coloca em risco toda arquitetura de segurança na Ásia
06:36 21.09.2021 (atualizado: 07:58 21.11.2021)
© AFP 2023 / Win McnameePresidente dos EUA, Joe Biden discursa sobre aliança com a Austrália e o Reino Unido durante evento na Casa Branca
© AFP 2023 / Win Mcnamee
Nos siga no
De acordo com o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, a aliança AUKUS, entre Austrália, Reino Unido e EUA, coloca em risco toda a arquitetura de segurança na Ásia.
"Para colocar em prática mais uma aventura da Casa Branca, em prol do fortalecimento do controle sobre uma região tão promissora como é a região da Ásia-Pacífico, coloca-se em risco toda a arquitetura de segurança na Ásia, são criados requisitos para comprometer a autoridade da ASEAN e outras organizações regionais", afirmou Patrushev ao jornal Argumenty i Fakty.
Secretário de Estado dos Assuntos Europeus da França afirma que a posição assumida pelos EUA sobre a rescisão do contrato do submarino francês pela Austrália mostra que o governo Biden segue o princípio "América em 1º lugar"https://t.co/C9NIa4T2vg
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) September 19, 2021
Em 15 de setembro, a Austrália, Reino Unido e EUA anunciaram a criação da aliança trilateral AUKUS, que resultou no cancelamento por Camberra de um contrato de submarinos convencionais com a empresa francesa Naval Group.
A Austrália, assim, anunciou o cancelamento do contrato de fabricação de submarinos com a empresa francesa Naval Group. O acordo de 90 bilhões de dólares australianos (R$ 345,9 bilhões), denominado de "contrato do século", previa a produção de 12 submarinos da classe Barracuda.