Erupção brutal pode causar colapso de cone do vulcão em La Palma (VÍDEOS)
07:20 25.09.2021 (atualizado: 07:25 25.09.2021)
© AFP 2023 / Emilio MorenattiFluxos de lava de uma erupção vulcânica na ilha de La Palma nas Canárias, 23 de setembro de 2021
© AFP 2023 / Emilio Morenatti
Nos siga no
Na sexta-feira (24), o vulcão nas Canárias entrou em fase explosiva, com duas novas bocas, e voltou a expulsar rios de lava, levando à evacuação de aproximadamente 160 moradores.
Pesquisadores espanhóis registraram uma grande explosão no vulcão, localizado em La Palma, uma das ilhas Canárias, o que pode fazer com que o principal cone vulcânico entre em colapso parcial ou total.
O jornal Diario de Avisos publicou um vídeo de uma explosão "brutal" do pico, com a onda de choque claramente visível enquanto passava através da fumaça e cinzas.
🎥🎥Momento de la brutal explosión que se ha producido hace algunos minutos en el volcán de La Palma en la que se puede apreciar la onda expansiva de la misma pic.twitter.com/ldNlxUm5Zt
— Diario de Avisos (@diariodeavisos) September 24, 2021
Momento da brutal explosão que ocorreu há alguns minutos no vulcão de La Palma, em que a onda explosiva pode ser vista.
A forte explosão fez com que aproximadamente 160 moradores de Tajuya, Tacande de Arriba e Tacande de Abajo deixassem suas residências em apenas 15 minutos, seguindo as recomendações do comitê científico do Plano Especial de Proteção Civil ante Risco Vulcânico das Canárias, conforme a mídia local.
Se ha abierto una nueva boca eruptiva en el flanco del cono activo / A new vent has opened in the flank of the active cone pic.twitter.com/uofYC7IfEA
— INVOLCAN (@involcan) September 24, 2021
Foi aberta uma nova boca eruptiva no flanco do cone ativo.
"Os perigos que a população enfrentaria se o cone vulcânico entrasse em colapso seriam fluxos de lava de alta temperatura e nível de gás, não muito viscosos e que podem saltar por cima de obstáculos topográficos", explicou María José Blanco, diretora do Instituto Geográfico Nacional no arquipélago.
"O pior cenário seria o colapso parcial ou total do cone eruptivo, gerando fluxos de alta velocidade que poderiam literalmente se expandir, atingindo as zonas que não estavam previamente evacuadas", afirmou a especialista.
La Palma é uma das menores das sete ilhas Canárias, um território espanhol no oceano Atlântico, perto da costa do Marrocos e Saara Ocidental.