Coreia do Norte diz ter testado novo míssil terra-ar com novas tecnologias
03:44 01.10.2021 (atualizado: 08:16 01.10.2021)
© AFP 2023 / Jung Yeon-jeUm homem assiste a uma tela de televisão na estação ferroviária de Suseo, em Seul, em 26 de março de 2021, exibindo imagens de notícias do mais recente teste de projétil tático guiado da Coreia do Norte
© AFP 2023 / Jung Yeon-je
Nos siga no
Coreia do Norte testou nesta quinta-feira (30) um novo míssil terra-ar informou hoje (1º) a imprensa estatal do país.
Este é o segundo novo armamento que a nação asiática anuncia esta semana depois de ter recentemente testado um novo veículo planador hipersônico.
"Em 30 de setembro, a Academia de Ciências da Defesa da República Democrática Popular da Coreia testou um míssil antiaéreo recém-desenvolvido. O lançamento de teste teve como objetivo confirmar o funcionamento geral de combate do míssil, a capacidade prática da plataforma de lançamento, do radar e do veículo de comando", detalhou nesta sexta-feira (1º) a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês).
"A Academia de Ciências da Defesa anunciou que foi confirmado o notável funcionamento do mais recente míssil antiaéreo, o que aumenta drasticamente a resposta rápida, orientando a precisão e a distância de alcance do alvo por parte do sistema de controle de mísseis através da introdução de novas importantes tecnologias […]", observou a KCNA, acrescentando que "o recente lançamento de teste é de grande importância prática na pesquisa e desenvolvimento prospectivos de diferentes tipos de sistemas de mísseis antiaéreos".
© AFP 2023 / Ed JonesParada militar na Coreia do Norte em 2017
Parada militar na Coreia do Norte em 2017
© AFP 2023 / Ed Jones
A Coreia do Note dispõe de uma vasta gama de sistemas de defesa antiaérea desenvolvidos para impedir, em caso de guerra, o bombardeio pelas forças aéreas dos EUA e da Coreia do Sul. Durante a Guerra da Coreia (1950-1953) bombardeiros estratégicos dos EUA atacaram todas as grandes cidades, matando até 20% da população do país, segundo Curtis Lemay, general da Força Aérea dos EUA que durante a guerra foi chefe do Comando Aéreo Estratégico.
Na terça-feira (28), o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul comunicou que os norte-coreanos haviam lançado um míssil de curto alcance até o mar do Japão a partir de Chagang, província localizada no noroeste do país.