Pinturas que poderiam 'mudar a compreensão da arte rupestre' encontradas em Espanha (FOTO)

CC BY 4.0 / CSIC / (cropped image)Pintura rupestre representando uma corça, descoberta por arqueólogos em caverna da Espanha
Pintura rupestre representando uma corça, descoberta por arqueólogos em caverna da Espanha  - Sputnik Brasil, 1920, 01.10.2021
Nos siga no
Uma série de gravuras e pinturas rupestres foram encontradas na gruta Alkerdi 2, localizada na cidade espanhola com o mesmo nome, anunciou na quinta-feira (30) a Direção Geral de Cultura do Governo de Navarra, em Espanha.
As figuras, descritas como "incomuns na arte paleolítica", incluem uma dúzia de representações gravadas de animais como o bisão, o auroque, cavalos, bem como várias linhas vermelhas que poderiam corresponder ao período Gravetiano, que ocorreu entre 28 mil a 20 mil anos atrás.
"O estudo tecnológico dos sulcos gravados mostra que a pessoa que os fez não tinha a habilidade típica dos artistas; neste sentido, ele parecia ser um aprendiz ou alguém inexperiente, porque não era capaz de fazer golpes contínuos e seguros", apontou Olivia Rivero, membro da equipe de pesquisa.
Um conjunto incomum de esculturas rupestres de 25 mil anos encontradas na caverna Alkerdi 2.
A Direção Geral de Cultura do Governo de Navarra e a Direção Geral de Cultura e Conselho Municipal de Urdax apresentam a descoberta histórica, no âmbito da Conferência Europeia sobre Patrimônio no sábado, em 2 de outubro.
De acordo com o coordenador do estudo, Diego Garate, esta descoberta poderia mudar a compreensão da arte rupestre, geralmente referida às pessoas como "domínio artístico".
A coleção de arte deverá apresentada no dia 2 de outubro como parte das Jornadas Europeias do Patrimônio, junto com os resultados do estudo preliminar.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала