Hubble mostra galáxia extremamente energética a 130 milhões de anos-luz da Terra (FOTO)
07:58 03.10.2021 (atualizado: 09:49 21.11.2021)
© Foto / Publicação de parceiros: NASA, ESA, STScI, Paul Sell (Universidade da Flórida)Galáxia espiral NGC 2276
Nos siga no
O Telescópio Espacial Hubble registrou a imagem de uma galáxia interessante a aproximadamente 130 milhões de anos-luz de distância da Terra.
O corpo celeste é a NGC 5728, uma galáxia espiral parecida com a Via Láctea, porém dotada de um núcleo particularmente ativo, como mostra a imagem do Hubble.
De acordo com a NASA, a galáxia NGC 5728 faz parte de uma classe de galáxias com uma emissão extremamente energética alimentada por seus núcleos ativos, que são conhecidos como núcleos galácticos ativos (AGN, na sigla em inglês).
© Foto / ESA/Hubble, A. Riess et al., J. GreeneImagem da galáxia espiral NGC 5728, localizada a aproximadamente 130 milhões de anos-luz de distância da Terra
Imagem da galáxia espiral NGC 5728, localizada a aproximadamente 130 milhões de anos-luz de distância da Terra
© Foto / ESA/Hubble, A. Riess et al., J. Greene
Como mostra a imagem, a NGC 5728 é claramente observável e em comprimentos de onda ópticos e infravermelhos ela parece normal, contudo, seu centro está emitindo grandes quantidade de luz em partes do espectro eletromagnético.
Our latest Picture of the Week, of the elegant, luminous, barred spiral galaxy NCG 5728, is also available in a video format. Enjoy!
— HUBBLE (@HUBBLE_space) October 1, 2021
🔗 https://t.co/fgK5KkVBzD
Credit: @NASA / @ESA
Music: zero-project - Through the Looking Glass (https://t.co/FCbIKsdshz) pic.twitter.com/iR9anXTj56
Nossa mais nova Foto da Semana, da elegante, brilhante, galáxia espiral barrada NGC 5728, também está disponível em formato de vídeo. Curtam!
Além disso, a NASA confirma que o núcleo ativo da NGC 5728, na realidade, emite mais luz do que o telescópio Hubble pode ver, ou seja, a galáxia emite mais luz em outros comprimentos de onda.
Tornando as coisas mais complicadas, o AGN no núcleo da NGC 5728 pode estar emitindo luz visível e infravermelha, contudo ela pode ser bloqueada pela poeira ao redor do núcleo da galáxia.