Nobel da Paz de 2021 é atribuído a jornalista russo e jornalista filipino-americana
06:05 08.10.2021 (atualizado: 08:00 28.11.2021)
© AFP 2023 / Isaac Lawrence / Yuri KadobnovOs laureados do Prêmio Nobel da Paz de 2021 Maria Ressa e Dmitry Muratov
© AFP 2023 / Isaac Lawrence / Yuri Kadobnov
Nos siga no
O Comitê Nobel da Noruega atribuiu nesta sexta-feira (8) o Prêmio Nobel da Paz de 2021 a dois jornalistas, a filipino-americana Maria Ressa e o russo Dmitry Muratov.
Os jornalistas receberam o Nobel da Paz de 2021 "por seus esforços na defesa da liberdade de expressão, que é uma condição prévia para a democracia e a paz duradoura".
Em seu comunicado de imprensa, o Comitê Nobel da Noruega disse que "o jornalismo livre, independente e baseado em fatos serve para proteger contra abusos de poder, mentiras e propaganda de guerra". Foi sublinhado que "a liberdade de expressão e a liberdade de informação ajudam a garantir um público informado".
Dmitry Muratov
O comitê informou que Dmitry Muratov, fundador e editor-chefe do jornal russo Novaya Gazeta, há décadas que defende a liberdade de expressão na Rússia.
O Kremlin parabeniza o jornalista Dmitry Muratov pela atribuição do Prêmio Nobel da Paz, informou o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov.
"Podemos parabenizar Dmitry Muratov, ele trabalha de forma coerente de acordo com os ideais, está comprometido com seus ideais, é talentoso, é corajoso, e é claro que isto é um grande reconhecimento, nós o parabenizamos", disse Peskov.
Dmitry Muratov se tornou o terceiro cidadão russo a receber o Prêmio Nobel da Paz. Em 1975, o prêmio foi atribuído ao físico soviético Andrei Sakharov por sua defesa dos direitos humanos e, em 1990, ao ex-presidente Mikhail Gorbachov.
Maria Ressa
O Comitê Nobel da Noruega afirmou que a "laureada Maria Ressa usa a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o uso de violência e o autoritarismo crescente em seu país natal, as Filipinas". Em 2012, Maria Ressa foi cofundadora da Rappler, uma empresa de mídia digital para jornalismo investigativo.
O comitê destacou que "como jornalista e diretora da Rappler, Maria Ressa mostrou ser uma defensora destemida da liberdade de expressão. A Rappler chamou a atenção crítica para a controversa campanha de combate às drogas do regime de Duterte".
"Estou sem palavras!", disse Maria Ressa ao saber que é laureada do prêmio, antes do anúncio oficial.
A União Europeia e OTAN deram os parabéns aos dois jornalistas pelo Nobel da Paz.
BREAKING NEWS:
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 8, 2021
The Norwegian Nobel Committee has decided to award the 2021 Nobel Peace Prize to Maria Ressa and Dmitry Muratov for their efforts to safeguard freedom of expression, which is a precondition for democracy and lasting peace.#NobelPrize #NobelPeacePrize pic.twitter.com/KHeGG9YOTT
Urgente: O Comitê Nobel da Noruega decidiu conceder o Prêmio Nobel da Paz de 2021 a Maria Ressa e a Dmitry Muratov "por seus esforços na defesa da liberdade de expressão, que é uma condição prévia para a democracia e a paz duradoura".
No ano passado, o Nobel da Paz foi atribuído ao Programa Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas.