Apagão total ocorre no Líbano após encerramento de 2 usinas elétricas por falta de combustível

© AP Photo / Hussein MallaA central elétrica flutuante turca Karadeniz Powership Fatmagul (à esquerda) gera eletricidade para ajudar a aliviar a pressão sobre o setor energético do Líbano
A central elétrica flutuante turca Karadeniz Powership Fatmagul (à esquerda) gera eletricidade para ajudar a aliviar a pressão sobre o setor energético do Líbano - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2021
Nos siga no
As falhas de fornecimento de energia provocadas por uma escassez de combustível devem continuar por vários dias, informa a agência Reuters citando fontes oficiais.
As duas maiores usinas elétricas no Líbano deixaram de funcionar devido à escassez de combustível, deixando o país do Oriente Médio em escuridão total.
De acordo com a Sky News, a produção de energia nas usinas de al Zahrani e de Deir Ammar caiu para menos de 200 megawatts.
A companhia de eletricidade do país (Electricité du Liban, EDL) está tentando encontrar uma solução para o problema e reiniciar manualmente a rede pública.
A empresa está tentando resolver os problemas na ausência do centro nacional de controle da EDL, que foi severamente danificado na potente explosão no porto de Beirute no ano passado.
O canal de TV local LBCI afirmou que a rede elétrica do Líbano está completamente desativada e que o país ficou na escuridão, especialmente depois das referidas usinas cessarem seu funcionamento por falta de combustível.
Ainda no final de setembro, a EDL alertou para a possibilidade de um apagão geral devido a ter ficado sem combustível ou que não poderia garantir a estabilidade da rede elétrica.
A empresa anunciou que "esgotou todas as opções e medidas de precaução tomadas e que não é mais capaz de garantir um fornecimento mínimo de corrente elétrica por causa desta situação, que está além de seu controle".
Entretanto, as autoridades libanesas informam que o fornecimento parcial da eletricidade foi restaurado. O restabelecimento completo é esperado nas próximas horas.
O Líbano tem passado por enormes problemas econômicos devido à pandemia de COVID-19 e à explosão devastadora no porto da capital, Beirute.
A instabilidade provocou uma escassez de gasolina para automóveis e diesel para geradores de energia, fazendo com que as interrupções de fornecimento de eletricidade se tornassem o novo normal no país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала