Consequências fatais: maior lago da América do Sul está ficando verde (FOTOS)

© AFP 2023 / Yuri CortezVazamento de óleo no lago de Maracaibo, na Venezuela
Vazamento de óleo no lago de Maracaibo, na Venezuela - Sputnik Brasil, 1920, 15.10.2021
Nos siga no
O lago de Maracaibo, no oeste da Venezuela, é considerado por alguns o maior lago da América do Sul, apesar de alguns especialistas o classificarem como uma baía ou uma lagoa.
O lago tem uma área de 13 mil quilômetros, com acesso ao mar do Caribe, sendo o coração da indústria petrolífera da Venezuela, que já foi o motor econômico do país. Além disso, o lago é fonte de trabalho para muitas comunidades pesqueiras. Imagens de satélite divulgadas pela NASA no dia 25 de setembro mostram o lago de cor esverdeada com manchas de óleo em sua superfície.
As imagens revelam redemoinhos de cor verde, marrom e cinza que seguem as correntes naturais e que, segundo os especialistas, dispersam os poluentes por todo o lago.
© Foto / NASALago de Maracaibo, no oeste da Venezuela, vem sofrendo com os vazamentos de óleo há anos
Lago de Maracaibo, no oeste da Venezuela, vem sofrendo com os vazamentos de óleo há anos - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Lago de Maracaibo, no oeste da Venezuela, vem sofrendo com os vazamentos de óleo há anos
A cor verde do lago é causada por algas que se alimentam dos nutrientes presentes em suas águas, e são constituídas por uma cianobactéria, capaz de fazer fotossíntese e que cresce com o consumo de nutrientes como nitrogênio e fósforo.
De acordo com a BBC Brasil, estes nutrientes são originados por descargas domésticas e industriais de cidades costeiras e instalações próximas, que fazem com que o nitrogênio seja acumulado e essas algas se multipliquem na superfície do lago, bloqueando a luz solar e impedindo que a vegetação cresça naturalmente, além de impedir que outras plantas façam fotossíntese, limitando o oxigênio e reduzindo a população de peixes e outras espécies.
© Foto / NASA Cor verde reflete presença de algas no lado de Maracaibo, Venezuela
Cor verde reflete presença de algas no lado de Maracaibo, Venezuela - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Cor verde reflete presença de algas no lado de Maracaibo, Venezuela
Segundo a bióloga Yurasi Briceño, citada pela BBC Brasil, estas algas podem ter componentes tóxicos para o homem, e "quando os peixes comem essas algas e depois são consumidos pelas pessoas, esses componentes passam para o corpo dos pescadores, em um efeito cumulativo".
O lago de Maracaibo era originalmente de água doce. Contudo, devido à dragagem para fins comerciais, tornou-se uma área onde ocorre a mistura de água doce e salgada.
© Foto / NASA Imagen de satélite mostra lago de Maracaibo coberto por algas
Imagen de satélite mostra lago de Maracaibo coberto por algas - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Imagen de satélite mostra lago de Maracaibo coberto por algas
No início do século XX, a descoberta de petróleo transformou o estado de Zulia, onde fica o lago, em um ponto de exportação mundial de petróleo bruto e, durante anos, a cidade de Maracaibo viu sua economia em expansão.
Contudo, devido à falta de manutenção, o lago vem sofrendo com os vazamentos de óleo há anos, com os especialistas estimando que mais de 20 mil barris de petróleo podem ter vazado no mar do Caribe.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала