Evidências de antigos lagos e córregos revelam semelhanças e diferenças entre Marte e Terra
06:32 17.10.2021 (atualizado: 09:49 21.11.2021)
© Foto / NASA / JPL-CaltechFotografias tiradas pelo rover Perseverance da NASA, que aterrissou em Marte em 18 de fevereiro na cratera Jezero
© Foto / NASA / JPL-Caltech
Nos siga no
Os pesquisadores da NASA acreditam que há milhões de anos Marte era um planeta "mais quente e úmido", semelhante à Terra.
Apesar de hoje Marte ser "um planeta muito seco [...] há evidências [da existência] de antigos lagos e córregos" e de que "inclusive poderia ter tido um oceano nortenho pouco profundo", explica a cientista Becky McCauley Rench em um vídeo publicado pela NASA.
No vídeo, aparecem algumas imagens que recriam o aspecto que o Planeta Vermelho poderia ter tido, com água naquela época.
Nas imagens é possível observar o módulo de pouso Tianwen 1, a superfície rochosa de Marte e uma panorâmica do lugar onde o rover aterrissouhttps://t.co/qCRIcJoija
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) June 11, 2021
No entanto, a Terra desenvolveu camadas tectônicas e, mais tarde, a própria vida, enquanto em Marte "a atividade geológica diminuiu" e a água foi perdida, o que explica a diferença entre os dois planetas.
De acordo com Rench, o motivo de que seja "tão fascinante estudar Marte" é a oportunidade de compreender melhor o passado e o futuro do Planeta Vermelho, bem como da Terra e a evolução planetária em nosso Sistema Solar e "mais além".