Irã se prepara para exercícios aéreos em todo o país após anúncio de orçamento militar de Israel
18:54 20.10.2021 (atualizado: 08:30 21.10.2021)
CC BY 4.0 / Tasnim News Agency / Sistema de defesa antimíssil Mersad disparando durante as manobras Velayat
Nos siga no
Na segunda-feira (18), a mídia israelense informou que as autoridades do país aprovaram orçamento de US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 8,22 bilhões) para preparar o Exército para possível ataque contra programa nuclear do Irã.
A Força Aérea do Irã está se preparando para começar o 10º exercício aéreo anual em todo o país, chamado Defensores dos Céus de Velayat. Este ano, no entanto, o evento ocorre em meio a tensões crescentes com Israel, que recentemente aprovou um orçamento especial para se preparar para atacar as instalações nucleares do Irã.
O orçamento inclui dinheiro para uma variedade de aeronaves, drones de inteligência e munições específicas necessárias para tal operação, que precisariam atingir instalações subterrâneas fortemente protegidashttps://t.co/GKx3rjgDbx
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) October 19, 2021
Os exercícios iranianos serão generalizados, envolvendo até cinco bases aéreas espalhadas pela República Islâmica e incluindo uma grande variedade de aeronaves, informou a emissora PressTV nesta quarta-feira (20). As manobras estão programadas para começar na quinta-feira (21) e acabar na sexta-feira (22).
De acordo com a mídia, os exercícios envolverão aeronaves de ataque, bem como interceptores, drones, aeronaves de transporte e reconhecimento.
O comandante brigadeiro-general Hamid Vahedi, Força Aérea do Irã, afirmou que as manobras vão testar a "resistência de longo alcance dos caças [...] fora de suas esferas defensivas, identificando a precisão de bombas e foguetes em ataques ar-superfície, bem como vigilância da zona operacional".
© AFP 2023 / Atta KenareCaças F-4 Phantom da Força Aérea do Irã
Caças F-4 Phantom da Força Aérea do Irã
© AFP 2023 / Atta Kenare
Armamento antiquado
O Irã acumulou uma grande variedade de aeronaves ao longo dos anos, embora a maioria seja bastante antiquada. Aviões de caça norte-americanos como F-5 Tigers, F-4 Phantom IIs e F-14A Tomcats podem ser vistos ao lado de MiG-29s e Su-24s de fabricação soviética e até J-7s chineses, que são uma cópia do MiG-21 soviético.
Os iranianos, que em grande parte foram impedidos de comprar novas armas pelos EUA após a Revolução Islâmica de 1979, tiveram que inovar para manter sua Força Aérea operacional, incluindo a atualização de aviônicos, radares e outros equipamentos e até mesmo o desenvolvimento de caças derivados, como os caças Saeqeh e Kosar, que são baseados na fuselagem do F-5.
Os exercícios também apresentarão drones Karrar, Kian, Ababil, Arash e Kaman-12, todos carregando uma variedade de armas e equipamentos de interferência, bem como aviões Boeing 707 e Boeing 747 modificados para realizar funções de carga e reabastecimento aéreo.