Encontrado na Alemanha tesouro romano composto de mais de 5.500 moedas de prata (FOTO)
21:56 24.10.2021 (atualizado: 06:31 21.11.2021)
© Foto / Facebook / Archeologia Doliny ŚmierciMoeda alemã encontrada junto com corpos de membros da resistência polonesa
Nos siga no
Milhares de moedas, que durante séculos estiveram sob gravilha do antigo leito do rio Wertach, na cidade alemã de Augsburg, foram encontradas à beira de uma cova durante trabalhos de construção.
Mais de 5.500 denários dos séculos I e II d.C., com um peso total de 15 quilos, são considerados o maior tesouro em moedas de prata da época romana já descoberto na Baviera e um dos maiores na Alemanha.
As moedas mais antigas datam da época do imperador Nero e têm quase 2.000 anos, segundo a mídia local.
"Essa quantidade de dinheiro deve ter sido enorme pelos padrões antigos", disse o pesquisador Stefan Krmnicek.
Os especialistas sugerem que estas moedas teriam pertencido a pessoas de classes sociais altas, como militares ou comerciantes.
Spektakulärer #Römerschatz in #Augsburg gefunden
— Ernst v. All 🇪🇺 (@ErnstvAll) October 20, 2021
Gut 5.500 #Silbermünzen müssen nun einzeln restauriert werden. Sie könnten wegweisende Erkenntnisse über das Leben der #Römer in Augsburg liefern.https://t.co/4cea0z4UnX pic.twitter.com/xNTI4dZ75O
Augsburg é considerada a base militar romana mais antiga da Baviera. Aproximadamente no ano 15 a. C., no local da descoberta existiu um acampamento militar que posteriormente foi utilizado como depósito de abastecimento.
Somente após examinar cada moeda os pesquisadores serão capazes de tirar conclusões. Cada moeda deve ser limpa, fotografada de ambos os lados e catalogada digitalmente.
"As moedas da época do Império Romano são basicamente um meio de comunicação da antiguidade", explicou Krmnicek. Por exemplo, as imagens impressas dão uma ideia de quais valores prevaleciam nesse momento.
Os pesquisadores esperam que esta descoberta importante forneça informações valiosas sobre a vida dos romanos em Augsburg.