Encontrado no Reino Unido anfiteatro único do tempo da ocupação romana (FOTOS)
14:33 29.10.2021 (atualizado: 14:23 20.11.2021)
© Foto / Jim Holden / English HeritageArqueólogos escavando em Richborough, Reino Unido, descobrem vestígios de decoração pintada em parede de gesso da arena, em setembro-outubro de 2021
© Foto / Jim Holden / English Heritage
Nos siga no
Arqueólogos desenterraram vários objetos, caraterísticas peculiares e até animais de um anfiteatro construído no local de invasão da Grã-Bretanha pelo Império Romano no séc. I.
Foi encontrado na vila de Richborough, Reino Unido, um anfiteatro romano de 2.000 anos, relatou na quinta-feira (28) o jornal The Guardian.
De acordo com a mídia, o local permitia uma lotação de 5.000 pessoas, servindo para combates de gladiadores, lutas com animais selvagens e também a execução ocasional de criminosos, sendo que tais eventos eram uma "ocasião especial, atraindo pessoas da vila de Richborough e suas redondezas", de acordo com Paul Pattison, historiador de propriedades sênior na caridade britânica English Heritage.
"Estes eram espetáculos públicos, o equivalente a ir a um filme de grande sucesso, nos nossos termos", comparou ele.
O assentamento costeiro foi datado de 43, época da invasão da Grã-Bretanha pelo Império Romano, até cerca de 410, quando os romanos deixaram a ilha. Durante esse período o assentamento da atual Richborough era o ponto de entrada principal desde a Europa continental, levando à criação de uma vila à sua volta, escreve o The Guardian.
© Foto / Jim Holden / English HeritageA escavação na vila de Richborough, Reino Unido, adiada em 2020 devido às restrições para prevenir a disseminação da COVID-19, começou em meados de setembro de 2021, com fim planejado em novembro
A escavação na vila de Richborough, Reino Unido, adiada em 2020 devido às restrições para prevenir a disseminação da COVID-19, começou em meados de setembro de 2021, com fim planejado em novembro
© Foto / Jim Holden / English Heritage
Em relação ao anfiteatro, sua existência era conhecida desde 1849, quando foi feita uma escavação parcial no local, mas havia poucos detalhes. Sua parede exterior, aparentemente feita de turfa empilhada, tinha uma espessura de seis metros, enquanto a parede interior teria sido feita de "blocos de gesso extraídos localmente". Essa parede foi rebocada e restaram vestígios de tinta nela, explicou Pattison.
"Estamos começando a pensar que havia uma série de painéis retangulares pintados, porque há linhas verticais e horizontais em vermelho, amarelo, preto e azul. Eles provavelmente continham originalmente cenas pintadas, talvez cenas figurativas do que acontece em anfiteatros."
"Não temos esse detalhe ainda, mas temos a tinta, e isso é um começo mesmo muito bom. Tendo em conta que apenas escavamos um pequeno fragmento da parede, é um bom sinal para cenas pintadas melhor preservadas no resto do recinto, por isso estamos bastante entusiasmados", revelou o pesquisador, apontando que nenhum dos outros 15 ou 16 anfiteatros na Grã-Bretanha são assim, e que apenas há 19 ou 20 desse tipo em todo o Império Romano.
No anfiteatro foram encontrados moedas, itens de decoração pessoal, fragmentos de cerâmica e ossos de animais abatidos. Também foi descoberto o esqueleto de um gato, um provável animal de estimação, enterrado em um domicílio contemporâneo, aparentemente com a intenção de proteger o corpo.
© Foto / Jim Holden / English HeritageMoeda romana desenterrada durante as escavações em Richborough, Reino Unido, em setembro-outubro de 2021
Moeda romana desenterrada durante as escavações em Richborough, Reino Unido, em setembro-outubro de 2021
© Foto / Jim Holden / English Heritage
Segundo Pattison, as pessoas provavelmente tinham animais de estimação, mas "eles não eram tão sentimentais assim como nós somos com eles. Provavelmente é discutível se os tinham em casa".
É planejado que a atual escavação termine em novembro e que o museu de Richborough, que está sendo renovado durante o inverno europeu, reabra no verão europeu de 2022.