Evidências de sacrifícios humanos de cultura mais antiga que a inca são encontradas no Peru (FOTO)
17:57 01.11.2021 (atualizado: 11:11 03.12.2021)
© Foto / Gil Cohen-MagenEsqueleto encontrado em escavações em cemitério de Ascalão
© Foto / Gil Cohen-Magen
Nos siga no
No cemitério em formato de "D", dos 29 esqueletos encontrados, quatro pertenciam a duas crianças, um adolescente e um adulto. No local também foram encontrados esqueletos de oito porquinhos-da-índia e de outros animais.
Arqueólogos descobriram 29 esqueletos que supostamente teriam sido enterrados há, aproximadamente, 1.000 anos como parte da confecção de oferendas da cultura Wari, na Huaca Santa Rosa de Pucalá.
O sítio arqueológico se encontra na região de Lambayeque, no nordeste do Peru.
Quatro dos 29 esqueletos encontrados pertencem a duas crianças, um adolescente e um adulto. No local, também foram encontrados esqueletos de oito porquinhos-da-índia, restos mortais de várias lhamas e alpacas, as quais provavelmente foram, da mesma forma, sacrificadas como oferendas, segundo o Live Science.
Objetos como vários potes, garrafas e uma faca com lâmina em forma de meia-lua também foram encontrados no local.
Cywilizacja Wari kwitła wzdłuż gór i wybrzeży współczesnego Peru od około 500 do 1000 roku.
— Tomasz (@perlyswietlne) November 1, 2021
Niestety - praktykowali ofiary z dzieci...https://t.co/RFRHAwissM
Os pesquisadores observaram que a forma como os objetos e os esqueletos estavam dispostos formavam a letra "D", e determinaram que essa estrutura era típica dos espaços religiosos da civilização Wari. Os arqueólogos presumem que o achado é a primeira evidência de oferendas humanas conhecidas desta cultura na região.
"Eles o enterraram em outro lugar e [depois] o reenterraram dentro do recinto em forma de D […]. Eles poderiam ter sido parte de um possível ritual realizado no momento do início da construção desses espaços religiosos de estilo Wari", disse o diretor de escavações e arqueólogo Edgar Bracamonte Lévano.
A cultura Wari floresceu entre 500 e 1000 d.C. e ficou conhecida por seus tecidos finos e cerâmicas esculpidas, bem como por sua agricultura e suas estradas que depois de um tempo foram incorporadas às estradas do Império Inca.
Não há dados específicos e precisos sobre esta civilização, mas os arqueólogos encontraram evidências de que a religião estava profundamente entrelaçada com a política e que as mulheres dessa cultura estavam incluídas nos cargos mais altos para a gestão e tomada de decisão desta civilização.