Mensagem para Irã: Israel, EUA, EAU e Bahrein conduzem exercícios conjuntos no mar Vermelho (FOTOS)
16:50 11.11.2021 (atualizado: 12:30 12.11.2021)
© AP Photo / Ariel SchalitMarinheiros israelenses passam por cartaz de submarino no porto de Haifa, Israel
© AP Photo / Ariel Schalit
Nos siga no
As forças navais de Israel, dos EUA, dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e do Bahrein, conduziram no decorrer desta semana exercícios conjuntos no mar Vermelho, no que aparenta ser uma espécie de aviso para a sua ameaça comum, o Irã, conforme as forças norte-americanas.
Este exercício teve lugar apenas um ano após Israel normalizar suas relações com os EAU e com o Bahrein, um ato que se teria devido às preocupações comuns entre os Estados da área, que partilham do receio das ambições regionais iranianas.
Apesar de Israel ter conduzido exercícios com os EAU no passado, o treinamento desta semana representa a primeira cooperação militar pública entre o Estado judeu e Bahrein, aponta The Times of Israel.
The Central Command of the US Naval Forces: The UAE, Bahrain, Israel and America begin exercises in the Red Sea pic.twitter.com/kInVo0BDCk
— AlaaEddin Aldeyab (@alaaaldeyab) November 11, 2021
Comando Central das Forças Navais dos EUA: Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Israel e EUA iniciam exercícios no mar Vermelho.
Segundo o Comando Central dos EUA, os exercícios de cinco dias consistem em "táticas de visita, abordagem, busca e tomada" e serão liderados pela 5ª Frota da Marinha dos EUA, que opera regularmente no Oriente Médio.
Israel, UAE, Bahrain & the US Launch Red Sea Naval Exercise - https://t.co/tW1qBrhFP2 @JewishPress pic.twitter.com/5fgGMbPuAh
— JewishPress.com (@JewishPress) November 11, 2021
Israel, EAU, Bahrein e EUA conduzem exercício naval no mar Vermelho.
"É entusiasmante ver as forças dos EUA treinando com parceiros regionais para desenvolver nossas capacidades de segurança marítima coletiva", comentou o vice-almirante Brad Cooper, citado pela mídia israelense.
Desde fevereiro deste ano que o Irã e Israel vêm lançando acusações mútuas de se envolverem na chamada "guerra sombra" naval, na qual embarcações associadas a ambas as nações têm sofrido ataques na região do golfo Pérsico.