Reino Unido envia tropas para Polônia enquanto forças russas aterrissam em Belarus para exercícios
14:13 12.11.2021 (atualizado: 14:14 12.11.2021)
Nos siga no
As forças militares britânicas estão prestando apoio à Polônia para reforçar a segurança na fronteira com Belarus, informou o ministro de Defesa Nacional, Mariusz Blaszczak, nesta sexta-feira (12).
O Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou que Londres enviou tropas para a Polônia, de modo a fornecer assistência engenheira na zona de fronteira
Em sua página de Twitter, o diplomata polonês informou sobre a natureza da missão e reconheceu a importância da aliança com Londres.
"As atividades de reconhecimento começaram antes da chegada do apoio das tropas de engenharia britânicas. Nossos soldados cooperarão no fortalecimento da segurança na fronteira entre a Polônia e Belarus. Após a conclusão do reconhecimento, vamos informar sobre mais detalhes", escreveu Blaszczak.
Por seu lado, a autoridade britânica também confirmou a razão de tal ato e a importância de seus laços com o país europeu.
🇬🇧 and 🇵🇱 have a long history of friendship and are @NATO allies.
— Ministry of Defence Press Office (@DefenceHQPress) November 12, 2021
A small team of UK Armed Forces personnel have deployed following an agreement with the Polish Government to explore how we can provide engineering support to address the ongoing situation at the Belarus border.
O Reino Unido e a Polônia têm uma longa história de amizade e são aliadas na OTAN. Uma pequena equipe das Forças Armadas do Reino Unido chegou no local após ter sido feito um acordo com o governo polonês, para perceber como podemos prestar apoio de engenharia em meio à situação na fronteira com Belarus.
Já do lado belarusso, foi confirmado pelo Ministério da Defesa da Rússia que uma subdivisão da Força Aérea russa aterrissou para exercícios no país aliado, dos quais participaram cerca de 250 pessoas.
"Uma subdivisão da Forças Aérea russa completou as tarefas de ataque aéreo prático em um local de pouso desconhecido no território da República de Belarus, onde também participou de um exercício tático conjunto com unidades das Forças Armadas belarussas. As tarefas do exercício foram completadas na íntegra", informou o órgão em um comunicado.
Desde o início desta semana que as tensões vêm escalando na fronteira entre a Polônia e a Belarus, com vários migrantes do lado belarusso tentando forçar sua entrada. A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se têm engajado em conversações para perceberem como resolver a situação.